sábado, 1 de janeiro de 2011

MANUAL PARA CONSERVAR CAMINHOS


1] O caminho começa em uma encruzilhada. Ali você pode parar e pensar em que direção seguir. Mas não gaste muito tempo pensando, ou jamais sairá do lugar. Reflita bastante sobre as escolhas que estão adiante, mas uma vez dado o primeiro passo, esqueça definitivamente a encruzilhada para sempre, ou então você vai sempre se torturar com a pergunta inútil: "será que escolhi o caminho certo"

2] O caminho não dura para sempre. É uma bênção para percorrer o caminho por algum tempo, mas um dia ele vai chegar ao fim, para sempre estar preparado para despedir-se a qualquer momento. No entanto extasiados você pode estar em certas paisagens, ou assustado quando você tem que fazer um grande esforço para ir adiante, não se apegue a nada. Nem às horas de euforia, nem aos intermináveis dias onde tudo parece tão difícil, eo progresso é lento. Não se esqueça que mais cedo ou mais tarde um anjo virá, e sua jornada chega ao fim.

3] Honre seu caminho. Foi a sua escolha, sua decisão, e assim como você respeita o chão onde pisa, também este chão passa a respeitar seus pés. Faça sempre o que for melhor para conservar e manter seu caminho e fará o mesmo por você.

4] Esteja bem equipado. Leve um ancinho, uma pá, um canivete. Entenda que os canivetes são inúteis para as folhas secas, e ancinhos são inúteis para as ervas que são profundamente enraizadas. Conheça também o instrumento a usar em cada momento. E cuide delas, porque são seus melhores aliados.

5] O caminho vai para frente e para trás. Às vezes você tem que voltar porque foi perdido algo, ou então uma mensagem a ser entregue foi esquecida no seu bolso. Um caminho bem cuidado permite que você volte atrás sem grandes problemas.

6] Cuide do caminho, antes de cuidar do que está ao seu redor. Atenção e concentração são fundamentais. Não se deixe distrair pelas folhas secas nas margens, ou pela maneira que os outros estão cuidando dos seus caminhos. Use sua energia para cuidar e conservar o chão que acolhe seus passos.

7] Seja paciente. Às vezes as mesmas tarefas que têm de ser repetidos, como arrancar ervas daninhas ou fechar buracos que surgiram depois de uma chuva inesperada. se aborreça - que faz parte da jornada. Mesmo que você esteja cansado, apesar de certas tarefas são repetidas tantas vezes, seja paciente.

8] Os caminhos se cruzam. As pessoas podem dizer o que o tempo é semelhante. Escute os conselhos, e tomar suas próprias decisões. Você é o único responsável pelo caminho que lhe foi confiado.

9] A natureza segue suas próprias regras. Desta forma, você tem que estar preparado para mudanças súbitas no outono, o gelo escorregadio no inverno, as tentações das flores na, sede primavera e as chuvas de verão. Aproveite ao máximo cada uma destas estações, e não reclame das suas características.

10] Faça do seu caminho um espelho de si mesmo. Por não se deixe ser influenciado pela maneira como os outros cuidam de seus caminhos. Você tem sua alma para escutar, e os pássaros para contar o que sua alma está dizendo. Que suas histórias sejam belas e agradem tudo ao seu redor. Acima de tudo, que as histórias que sua alma conta durante a jornada sejam refletidas em cada segundo de percurso.

11] Ame seu caminho. Sem isso, nada faz sentido.

PAULO COELHO

Sem comentários: